a b c d e f g h i j k l m n o p q r s t u v w x y z #

Neste espaço eu listo e compartilho a Filmografia histórica que utilizo e recomendo, A utilização de filmes como recurso para o ensino de diversas disciplinas não é novidade. Embora o filme comercial tenha certos receios, sendo genericamente considerado mero entretenimento carregado de invencionices e erros históricos. O cinema foi ignorado ou desprezado pelos historiadores até a Escola dos Annales promover uma transformação nos antigos paradigmas acadêmicos que não reconheciam no cinema um documento. Nas décadas de 1960 e 1970, surgiram trabalhos de historiadores sobre a iconografia cinematográfica. Os franceses Marc Ferro e Pierre Sorlin foram os primeiros a se dedicarem às investigações sobre cinema e história. O cinema passa a ser entendido, então, como documento e fonte histórica. A contribuição de vários estudos interdisciplinares de antropólogos, linguistas, sociólogos, semiólogos e demais teóricos da comunicação trouxe uma metodologia mais abrangente de análise que abrange, além do filme em si, o contexto social e político de sua produção, a indústria do cinema e a recepção e reação do público. No ensino de História, propriamente, o cinema como recurso pedagógico foi institucionalizado por meio dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), publicados em 1998. Desde então, os esforços em equipar as escolas com telas, projetores, videocassetes, televisores e, mais recentemente, computadores e Internet tornaram o filme um recurso mais presente nas salas de aula. Cabe ao professor fazer os devidos cortes (teasers) para preservar os direitos autorais e a exposição de cenas impróprias e assim incluir filmes em seus planejamentos de forma saudável e exitosa na aprendizagem.

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